Senado inicia discussão da PEC das drogas nesta terça-feira
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe o consumo e o porte de qualquer tipo de drogas no país começa a ser discutida no plenário do Senado nesta terça-feira (19).
A PEC foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na última quarta-feira (13) por ampla maioria.
De acordo com o regimento interno da Casa, o texto será discutido em cinco sessões antes de ir à votação em primeiro turno. A previsão dos senadores é que a proposta seja analisada até o fim de abril.
Leia Mais
Abraji pede ao STF mudanças em tese que responsabiliza imprensa por fala de entrevistado
PGR pede ao STF para arquivar inquérito contra big techs por campanha sobre PL das Fake News
Governo Lula indica Rosa Weber para vaga de Lewandowski em Tribunal do Mercosul
O senador Efraim Filho (União-PB) deve assumir a relatoria da PEC no plenário. Ele relatou a proposta na CCJ.
Por se tratar de uma emenda constitucional, o texto precisa ser analisado em dois turnos e, para ser aprovado, são necessários votos favoráveis de dois terços dos 81 senadores, ou seja, 49 votos.
Se aprovado, a matéria seguirá para a Câmara dos Deputados, por onde deve ser discutida em comissões temáticas antes de ser analisada em plenário da Casa.
A discussão no Senado ocorre em meio ao impasse entre o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o mesmo tema.
Na Corte, os ministros analisam a possibilidade de descriminalizar o porte de maconha. O julgamento está paralisado após pedido de vista do ministro Dias Toffoli. O placar até o momento é de 5 a 3 votos a favor da descriminalização.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Senado inicia discussão da PEC das drogas nesta terça-feira no site CNN Brasil.
