Câmara aprova projeto do Combustível do Futuro, que altera mistura na gasolina e no diesel

0

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (13), o Projeto de Lei do Combustível do Futuro, que cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano. Ainda aumenta a mistura de etanol à gasolina e de biodiesel ao diesel.

O texto aprovado é um substitutivo do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que tem como base um projeto do governo federal, que tratava de regras para o querosene sustentável de aviação, etanol, diesel verde e estocagem geológica de carbono.

Agora, a medida será encaminhada ao Senado Federal. Todos os destaques ao texto foram rejeitados.

Leia Mais:

Senado aprova PEC que isenta do IPVA veículos com mais de 20 anos em todos os estados

Deputados federais elegem os presidentes de mais quatro comissões permanentes

Comissão do Senado aprova PEC que proíbe posse e porte de drogas

É previsto pelo projeto uma nova margem de mistura de etanol à gasolina, passando de 22% para 27% e podendo chegar até 35%. Hoje, a mistura pode chegar a 27,5%, com, no mínimo, 18% de etanol.

Já o biodiesel, que tem 14% de mistura no diesel de origem fóssil desde março de 2024, a partir de 2025 terá acréscimo de 1% de mistura anualmente, até atingir 20% em março de 2030.

Paten

Outra proposta — que integra a agenda verde do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e tinha expectativa de ser votada hoje — trata do Plano de Aceleração da Transição Energética (Paten).

O projeto cria um Fundo Verde para financiar projetos sustentáveis com créditos tributários de empresas junto à União.

Contudo, Lira propôs adiar a votação do projeto para a próxima semana. Houve acordo. O texto chegou a ser lido em plenário, mas deve ser votado na próxima terça-feira (19).

*Com informações da Agência Câmara

Este conteúdo foi originalmente publicado em Câmara aprova projeto do Combustível do Futuro, que altera mistura na gasolina e no diesel no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *