Lula quer ir até 2026 com a equipe que tem, diz ministro à CNN
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, disse à CNN nesta segunda-feira (16), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende seguir com a sua atual equipe ministerial até 2026, fim de seu mandato.
“Conversei com o presidente Lula, e em todas as conversas e em reuniões com todos os ministros, ele deixa claro o seu desejo de concluir até 2026 com a equipe que ele tem”, disse Dias em entrevista ao CNN 360º (segunda a sexta-feira às 15h).
Apesar da declaração, o chefe da pasta também reiterou que o presidente tem “autonomia para mudanças a qualquer momento”.
Leia Mais
Após plano de golpe, Exército prepara reformulação para “kids pretos”
Alexandre Padilha e Rui Costa visitam Lula em São Paulo
Alcolumbre diz à CNN que confia em assessora e recebe demandas nacionais dentro da legalidade
Wellington Dias também comentou que uma reunião ministerial deve acontecer ainda em 2024, mas que a prioridade é a saúde do presidente, com quem diz Lula ter conversado por telefone. Lula passou por um procedimento médico na última terça-feira, em São Paulo, onde ficou internado até o domingo (15).
“Por enquanto, a orientação de todos é preservar o nosso presidente para menos agendas”, afirma o ministro.
“A gente quer é priorizar a melhora da saúde dele. Mas há uma previsão, sim, de que ele faça ainda este ano uma agenda com todos para o balanço do ano e os desafios de 2025”, complementa.
Reforma ministerial
Segundo apurou a CNN, Lula pretende mudar parte da sua equipe pelos próximos meses — mas afetando poucos nomes.
A reforma aconteceria inicialmente dentro do Palácio do Planalto, e depois se estenderia para os ministérios.
Após ser eleito presidente em 2022, Lula havia afirmado que uma reforma ministerial aconteceria apenas após o primeiro ano do seu governo. O chefe do Executivo já realizou, até o momento, as seguintes mudanças:
Ana Moser saiu do Ministério do Esporte; André Fufuca assumiu
Márcio França saiu do Ministério de Portos e Aeroportos e foi para o Empreendedorismo; Silvio Costa Filho (Republicanos) assumiu
Gonçalves Dias, que comandava o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), foi substituído pelo general Marcos Antônio Amaro
Flávio Dino saiu do Ministério da Justiça após ser indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF); foi substituído por Ricardo Lewandowski
Silvio Almeida, do ministério de Direitos Humanos e Cidadania, foi substituído por Macaé Macedo
*Publicado por Maria Clara Matos
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula quer ir até 2026 com a equipe que tem, diz ministro à CNN no site CNN Brasil.
