Energia fotovoltaica e transportes: vice-governador de MG fala sobre infraestrutura no estado
Durante o evento CNN Talks, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), falou sobre o setor de infraestrutura no estado, destacando a malha de transportes e a produção de energia fotovoltaica na região.
“Do ponto de vista de infraestrutura logística nós estamos exatamente no centro de conexão entre o Nordeste e o Sul, entre o litoral e o Centro-Oeste, então a maior parte da malha rodoviária do Brasil, do ponto de vista de estado, está em Minas Gerais”, afirmou.
Leia Mais
Para termos avanços, Brasil precisa dobrar investimento do PIB em infraestrutura, diz diretor da Gerdau
Ministro estima investimento de R$ 50 bi no setor portuário nos próximos 3 anos
Convite para ir a Israel é “sem ideologia e sem política”, diz Tarcísio
Simões participou, junto com outras autoridades e empresários, do evento promovido pela CNN na última segunda-feira (11), em São Paulo.
Sobre a geração de energia fotovoltaica — que se refere a produção de energia elétrica a partir da luz solar —, o vice-governador comparou o desempenho do estado ao que o “Nordeste fez no passado com a produção de energia eólica”.
“Somos o maior produtor de energia fotovoltaica do Brasil, a matriz mais limpa do país, praticamente não temos nenhuma fonte que não seja renovável de energia”, disse.
O vice-governador também defendeu a importância de eventos que reúnam representares do setor.
“É uma oportunidade de a gente questionar algumas das premissas de decisão pública que a gente toma, mas também de apresentar algumas teses novas para serem debatidas publicamente.”
O CNN Talks contou com a presença de empresários do setor de infraestrutura e autoridades como Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, e Silvio Costa Filho, ministro dos Portos e Aeroportos.
Infraestrutura e desenvolvimento econômico
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Thiago Toscano, também esteve presente no evento e defendeu a importância da infraestrutura para o crescimento de uma região.
Thiago Toscano, diretor-presidente da Codemge / Reprodução/CNN
“Se a gente não tiver vias para escoar, nós vamos perder produtividade; se a gente não tiver energia, a gente não vai conseguir produzir; se a gente não tiver aeroportos ou portos, não vai conseguir sair do país a carga. Então a infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento econômico do país”, explicou.
Toscano falou ainda sobre o saneamento no estado e afirmou que a expectativa é de que a universalização do serviço seja alcançada até 2033;
“O principal projeto que a gente tem no saneamento no estado é justamente para poder conseguir, até o final de 2033, universalizar água e esgoto naquela região”, disse.
*Publicado por Renata Souza
Este conteúdo foi originalmente publicado em Energia fotovoltaica e transportes: vice-governador de MG fala sobre infraestrutura no estado no site CNN Brasil.
