STF suspende julgamento sobre regulação das big techs
O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta quinta-feira (28) o julgamento sobre o regime de responsabilidade das plataformas digitais e a validade de regras do Marco Civil da Internet. A análise será retomada na próxima quarta (4).
Até o momento, o relator de um dos processos sobre o tema, ministro Dias Toffoli, começou a apresentar seu voto. Ele vai retomar a leitura na próxima semana.
Leia Mais
“Falência total e absoluta” diz Moraes sobre sistema de autorregulação das redes sociais
Tributária e pacote de corte de gastos são prioridades até o recesso, diz Pacheco
Projeto sobre cassinos e jogos de azar será pautado na próxima semana, diz Pacheco
A Corte julga dois processos sobre o assunto. O outro caso é relatado por Luiz Fux, que será o segundo a votar.
Os dois processos são recursos apresentados por Facebook e Google, que questionam as regras para funcionamento das plataformas e o regime de responsabilidade sobre conteúdos postados por usuários.
Os casos têm repercussão geral reconhecida, ou seja, o que for definido valerá para todos os casos semelhantes na Justiça.
Como é hoje
Atualmente, o Marco Civil da Internet só responsabiliza civilmente as plataformas se não houver cumprimento de decisão judicial determinando a remoção de conteúdo postado por usuários. A garantia está no artigo 19 da lei.
A responsabilidade civil envolve o dever de indenizar eventuais danos, por exemplo.
Pela lei, só existem duas exceções a esse comando: divulgação de imagens ou vídeos com cenas de nudez ou atos sexuais de caráter privado ou para violação de direitos autorais. Nesses casos, a plataforma deve remover o conteúdo a partir de notificação extrajudicial.
O que muda com a decisão do STF sobre CLT para servidor público?
Este conteúdo foi originalmente publicado em STF suspende julgamento sobre regulação das big techs no site CNN Brasil.
