Peritos ainda tentam descobrir origem da pepita de Valdemar

0

Os peritos da Polícia Federal analisam em São Paulo a pepita de ouro encontrada e apreendida no mês passado com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto. A busca é pela origem do minério.

A perícia já constatou que o ouro veio de um garimpo ilegal, mas a dúvida ainda é de qual garimpo saiu a pepita.

A pepita pesa 39,18 gramas e vale cerca de R$ 11,7 mil. Ela passou por perícia no Serviço de Perícias em Geologia, área de Gemologia, durante cinco horas no começo de fevereiro, mas foi enviada à Universidade de São Paulo (USP), onde um perito da PF de Brasília está realizando o trabalho.

Leia Mais

Defesa de Bolsonaro avalia ajuste na estratégia para adotar mesma tese que absolveu Lula

Defesa descarta delação de coronel próximo a Mauro Cid

Moraes manda soltar coronel preso por suposta trama golpista

O motivo é que há um método ainda sendo construído para saber os isótopos instáveis – termo utilizado pela perícia – e, assim, de qual terreno de garimpo saiu o minério. A USP possui um equipamento capaz de identificar tipos específicos desses isótopos do material.

A conclusão que a pepita de Valdemar é de garimpo tem como base características da pedra, como a estrutura mineralógica e um formato de “esponja” que permitem esse tipo de identificação.

Um laudo aponta que a pepita não passou por nenhum tipo de processamento, o que é típico da garimpagem.

A perícia da PF está implementando ainda um banco nacional de dados para auxiliar nesses casos. Assim, os isótopos estariam presentes e a comparação dos minérios e sua origem seria mais ágil, segundo fontes ouvidas pela CNN.

Investigação

A pepita de ouro foi apreendida na manhã de 8 de fevereiro durante a operação Tempus Veritatis. Valdemar Costa Neto foi alvo e também teve uma arma de fogo com registro vencido apreendida.

Os advogados do político questionam a prisão. Afirmam que a arma é registrada, que a pedra apreendida tem baixo valor e não configura delito.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Peritos ainda tentam descobrir origem da pepita de Valdemar no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *