STF pode começar a julgar nesta quinta ação contra a prática de desqualificação de vítimas de violência sexual

0

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode começar a julgar nesta quinta-feira (7) um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) para proibir questionamentos sobre a vida sexual de uma vítima durante a investigação e o julgamento de crimes sexuais.

A ação é o primeiro item da pauta da sessão, que ocorre na véspera do Dia Internacional da Mulher. A ministra Cármen Lúcia é a relatora do caso.

No pedido, a PGR afirma que a prática de desqualificação da vítima por meio da exposição dos detalhes da sua vida é inconstitucional e deve ser invalidada porque vai ao encontro à ideia de que algumas mulheres não merecem ser protegidas pela violência sofrida.

Leia Mais

Após pedido de vista do STF, Senado quer aprovar PEC da criminalização da maconha na CCJ quarta que vem

Entenda como está o julgamento sobre descriminalização da maconha para consumo próprio

Toffoli pede vista e STF suspende julgamento sobre descriminalização da maconha para consumo

A conduta costuma ser utilizada pela defesa dos acusados. Para a PGR, ela vai contra os princípios constitucionais da dignidade humana, da liberdade sexual, da igualdade de gênero e do devido processo legal.

“Em ambiente que haveria de ser de acolhimento, a mulher vítima de violência passa a ser, ela própria, julgada em sua moral e seu modo de vida, na tentativa da defesa de justificar a conduta do agressor, e sem a reprimenda proporcional pelo Estado”, argumenta.

A PGR alega omissão do poder público nesses casos e afirma que o único elemento a ser considerado na investigação de crimes sexuais é o consentimento da vítima.

A ação pede que os envolvidos e os advogados dos casos sejam proibidos de mencionarem relações sexuais e modo de vida da vítima, e que os juízes sejam obrigados a combater a prática. Caso contrário, a PGR defende que os magistrados devem sofrer penalidades.

O julgamento começa com manifestações das partes envolvidas na ação. Ainda não há data definida para a análise final do caso.

Este conteúdo foi originalmente publicado em STF pode começar a julgar nesta quinta ação contra a prática de desqualificação de vítimas de violência sexual no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *