Devemos criar um espaço de dignidade aos entes nos desafios de saúde
Dos cerca de 56,8 milhões de pessoas que precisam de cuidados paliativos em todo o mundo, incluindo 25,7 milhões que estão no último ano de vida, apenas 14% são atendidas de forma a receberem tratamento que melhore a qualidade de vida. Esses números são da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Um papel do médico que é pouco falado, mas extremamente importante, é estar a serviço de um espaço de acolhimento”, afirma a médica, escritora, professora e palestrante Ana Claudia Quintana Arantes.
“É sobre proporcionar conforto, dignidade e qualidade de vida a quem enfrenta desafios de saúde complexos. Nossa motivação é oferecer apoio, alívio e compreensão em cada passo dessa jornada”, completa.
Segundo a especialista, é fundamental que o médico crie um ambiente onde os profissionais não farmacológicos sejam bem-vindos pelo paciente, integrando assim um cuidado mais completo e humanizado. “Ser um paliativista vai além da medicina, psicologia, enfermagem ou qualquer outra área da saúde”, ressalta.
Para entender mais sobre a importância de ajudar os entes queridos a ter uma passagem digna, a médica Ana Claudia Quintana será a próxima convidada do Metrópoles Talks.
A palestra “A morte é um dia que vale a pena viver: novo olhar sobre a finitude da vida” será em 17 de outubro, no Ulysses Centro de Convenções. Os ingressos custam a partir de R$ 75 no site da Bilheteria Digital.
AAAAAAAAAA
Metrópoles Talks
O Metrópoles também promove em 3 de outubro, a 3ª edição do Metrópoles Talks, que contará com a presença do advogado Samer Agi. O profissional falará sobre os segredos para criar um discurso que conecta a audiência ao orador.
Outros grandes nomes já estiveram presentes no projeto de palestras do Metrópoles. Em agosto, o psicólogo Rossandro Klinjey e a jornalista Daniela Migliari abordaram autoconhecimento e gestão das emoções. Em junho, foi a vez do navegador Amyr Klink promover uma conversa cheia de reflexões sobre a busca pela felicidade em meio às tempestades da vida.
Ana Claudia Quintana Arantes em Brasília
Palestra: “A morte é um dia que vale a pena viver: novo olhar sobre a finitude da vida”
Data e horário: 17 de outubro (quinta-feira), às 20h
Local: Ulysses Centro de Convenções
Onde comprar: Bilheteria Digital