Tereza Cristina será relatora da PEC dos Mandatos do STF no Senado
A senadora Tereza Cristina (PP-MS) foi designada relatora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o mandato de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em oito anos.
Atualmente, os cargos no STF são vitalícios e os magistrados permanecem até a aposentadoria compulsória, aos 75 anos.
O nome da senadora já consta no sistema do Senado Federal, mas ainda não há previsão de quando o tema entrará em discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa.
Leia Mais
Oposição pressiona para pautar PEC das Drogas no Senado em meio à retomada de julgamento no STF
“Reeleição não tem contribuído para políticas públicas”, diz Tarcísio à CNN
Lula diz a Pacheco e senadores que é contra fim da reeleição
De autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM), a PEC 16/2019 quer estabelecer também quer um prazo de até 30 dias para que o presidente da República indique um novo ministro quando houver uma vaga disponível, para que não haja longos períodos de vacância.
O Senado, por sua vez, terá até 120 dias para aprovar a indicação do Executivo.
O texto deve sofrer alterações com emendas apresentadas pelos senadores. Até o momento, existem duas sugestões apresentadas pelo senador Magno Malta (PL-ES).
Uma determina que o ministro do STF aposentado fique inelegível para qualquer cargo eletivo por até quatro anos após o término do mandato; a outra, determina que o indicado tenha, no mínimo, 15 anos de atividade jurídica.
A ideia é que o Senado também discuta como será a transição caso uma nova regra de mandato seja aprovada. Uma das hipóteses é que a fixação do mandato só valha para ministros indicados a partir de 2030.
Ou seja, nada mudaria em relação às indicações dos substitutos dos ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia, que se aposentarão em 2028 e 2029, respectivamente.
Pacheco apoia; Lira é contra
Em dezembro, os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conversaram sobre o avanço da proposta no Congresso Nacional.
Naquele momento, Lira informou a Pacheco que não tem interesse em votar a PEC que limita o mandato de ministros do STF.
A PEC é a prioridade de Pacheco e líderes do Senado em 2024, com forte aderência da Casa. A aliados, Lira tem dito que a proposta transformará ministros em “advogados”, com margem para agirem em função de interesses políticos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tereza Cristina será relatora da PEC dos Mandatos do STF no Senado no site CNN Brasil.
