8 alimentos pouco calóricos para comer à vontade se quiser emagrecer
Você está no time daqueles que querem emagrecer, mas não conseguem? Uma boa saída é investir em alimentos saudáveis, é claro, mas que contam com poucas calorias.
Ajustes desse tipo no cardápio são necessários a quem passa por uma reeducação alimentar — não apenas para “eliminar” alguns quilinhos indesejáveis, como para manter o corpo emagrecido.
Vale lembrar que qualquer radicalismo é perigoso, resultando em compulsão e outras desordens alimentares. Por isso, é preciso saber colocar cada alimento em seu lugar.
Enquanto alimentos mais calóricos, ainda que sejam saudáveis, devem ser controlados, existem aqueles que podemos consumir com mais liberdade, já que oferecem poucas calorias em maior volume.
Normalmente, os alimentos com baixo teor calórico têm alta quantidade de água em sua composição. Dessa forma, além de ajudar na hidratação, também podem ser consumidos sem grandes preocupações quanto às calorias.
O morango é um exemplo de alimento com baixíssimas calorias
A premissa vale para o alimento na versão in natura, já que, a depender da forma em que são preparados, podem ser incorporados outros ingredientes que vão aumentar consideravelmente o valor calórico.
Um exemplo disso seria consumir um legume com alta quantidade de azeite. Ainda que o legume não ofereça muitas calorias, o óleo derivado da azeitona, por sua vez, irá acabar compensando todas elas.
Logo, seguem alguns exemplos de alimentos com baixa caloria.
Brócolis – 25 kcal/100 g
Para quem quer perder peso de forma saudável, o brócolis é um excelente aliado. Ele conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que o torna extremamente vantajoso à saúde.
bem-estar
Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer
Getty Images
emagrecer
Praticar atividade física é essencial
Pixabay
Mulher emagrecer
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Tim Platt/Getty Images
abacate para emagrecer
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Alto Astral/Reprodução
suco-receita-emagrecer-fim-de-ano-saude
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Getty Images
pilulas emagrecimento-min
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
Getty Images
emagrecimento
Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo
Pixabay
perda de peso emagrecimento dieta
A gordura abdominal é perigosa
Getty Images
0
Alface e folhas verdes – 15 kcal/100 g
A alface e outras folhas verdes oferecem calorias insignificantes, já que são compostas de nutrientes e fibras, melhorando a saciedade. Cuidado, no entanto, com os molhos e ingredientes consumidos junto a elas.
Iogurtes naturais – 126 kcal/170 g
Ricos em proteínas e cálcio, os iogurtes naturais são muito saudáveis, além de ofertarem poucas calorias.
Melão – 34 kcal/100 g
Uma fruta para lá de saborosa, o melão é um excelente aliado ao emagrecimento. Ele é composto basicamente por água, por isso, ajuda a reduzir a retenção de líquido.
O polvo tem proteína e tem poucas calorias
Polvo – 69 kcal/100 g
O fruto da mar é fonte de zinco e, por isso, é considerado um bom amigo da imunidade. E mais: ainda conta com bastante proteína.
Limão – 29 kcal / 100 g
A fruta cítrica que exala vitamina C, o limão é um potente antioxidante, aliado à imunidade e na redução dos radicais livres. Ao consumi-lo na versão suco, evite acrescentar açúcar, substituindo por adoçante natural, como o stévia.
Abobrinha – 30 kcal /100 g
Um vegetal para lá de versátil, pode ser consumido na versão espaguete ou para preparar diversas receitas.
Morango – 30 kcal / 100 g
Uma fruta com alto teor de antioxidantes, principalmente pela presença de compostos bioativos, o morango é uma fruta rica em compostos fenólicos que ajuda a retardar o envelhecimento precoce e aumentar a imunidade.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica
